10 Passos Para Transformar Seu Negócio em uma Franquia de Sucesso

Montamos um negócio, com intuito que tenhamos cada vez mais sucesso e conseguimos.  Nossos lucros lá em cima, bom gerenciamento e você se encontra financeiramente estável. Mas e então? Vai continuar na mesma posição e manter se assim por mais longos anos?

Se você realmente almeja o sucesso para o seu negócio e assim como o exemplo acima está possuindo lucros e efetuando um ótimo gerenciamento, chegou a hora de dar um passo adiante e montar a sua franquia de sucesso!

Por que montar uma franquia?

Além da expansão de seu capital, o mercado de franchising cresceu mais de 10% desde 2018. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento das redes franqueadoras deve atingir, pela primeira vez, um valor acima dos R$170 bilhões.

 Segundo o presidente da ABF, André Friedheim, os excelentes resultados devem se as grandes inovações desenvolvidas dentro da franchising, técnica essa que vem auxiliando as franqueadoras a enxugar custos e alcançar melhores resultados.

Um dos maiores desafios para os responsáveis de uma franquia é a falta de informação, experiência com o mercado e com a marca, de forma que lhe auxilie em uma boa gestão e criação de estratégias para o futuro. Com esta inovação, a chance de sucesso dentro de uma franquia bem gerenciada é enorme, pois ela permite uma estrutura de suporte e treinamento oferecidos pelo franqueador, além de operar uma marca bem posicionada no mercado.

O que é franchising?

Franchising nada mais é que uma estratégia que lhe dá direito de uso sobre uma marca, patente, infraestrutura, aquisição de know how e direito de distribuição. Nela a rede franqueadora concede ao franqueado uma parcela do seu negócio para desenvolver e multiplicar a marca, tornando se assim uma franquia.

Sendo assim, podemos afirmar que se você tem a possibilidade de montar uma franquia para o seu negócio, ou que quer montar uma franquia junto de uma marca já consolidada no mercado, certamente será um ótimo investimento.

Agora para te ajudar neste processo, separamos 10 passos para você transformar o seu negócio em uma franquia de sucesso.

Passo 1 – A força da marca

Seus clientes perguntam para você sobre a possibilidade de abrir uma franquia? Escuta isso com frequência? Para abrir uma franquia é preciso demanda para o caso, se o pedido de demanda partir diretamente de seus clientes, pode ser um ótimo sinal para você abrir uma franquia. Além disso, você precisa ter noção sobre a demanda por seu produto ou serviço, é um ótimo serviço? Já possui empresas que fazem o mesmo que você? Se seu produto é algo inovador ou que tem grande quantidade de procura por aquilo que oferece, também é um sinal para tomar essa atitude.

Passo 2 – Crie uma estratégia

Tomou uma decisão sobre montar uma franquia? Viu que tem todos os quesitos necessários para isso? Então chegou a hora de se planejar e definitivamente, essa é a parte mais importante do processo, não esqueça nada e atente se aos mínimos detalhes.

Abrir uma franquia exige responsabilidade dobrada e junta dela, muitos processos de operação. Além da parte burocrática, considere o processo entre você e o franqueado, afinal, sua nova unidade será administrada por outra pessoa, o que não significa que você não pode auxiliar a pessoa, contamos sobre sua marca e a forma de trabalho junto de experiencia de trabalho e mercado. Independente de quem tornará responsável pela unidade, o nome da sua marca estará em jogo e certamente, seu direito financeiro sobre a marca também.

Passo 3 – Contrate um advogado

Abrir franquia exige do franqueador e do franqueado muita dedicação para processos burocráticos que terão que ser realizados durante a formação. Sendo alguns deles a elaboração da Circular de Oferta de Franquia (COF), contrato de franquia e a necessidade de ter a marca registrada, por isso avalie os custos legais de se aderir ao franchising e procure por advogados competentes para te ajudar neste processo delicado.

Passo 4 – Escolha seu franqueado

Dar autorização para uma outra pessoa comandar parte do seu negócio é uma tarefa delicada e complexa que necessita de planejamento e de escolhas sensatas. Quando for escolher um franqueado, estude sobre ele e revise sobre seu desejo. Um franqueado não deve ser escolhido somente por ter interesse na marca e o dinheiro necessário. Oferecer um processo seletivo visando suas experiências e competências é uma ótima maneira de conhecer o candidato e avalia-lo para o cargo. 

Passo 5 - Conheça seu potencial de atuação

Com o planejamento feito, burocracias pré-estabelecidas e franqueado escolhido, chegou o momento de visar junto dele o melhor local para a construção da franquia e o público-alvo que será atingido na região. Uma franquia não deve abrir unidades em qualquer lugar, pois segundo estudos, com menos de 100 unidades o franqueador costuma ainda não possuir grandes lucros e se pouco planejadas, podem nem chegar a este alcance. Por isso não perca a oportunidade, antecipe se e abra a unidade em um local requisitado e de público alvo certeiro.

Passo 6 – Elabore o contrato da franquia

Junto de seu advogado, elabore um contrato para que seja disponibilizado aos futuros franqueados onde deixe claro suas vontades e regras a respeito da franquia. Isso ajudará você a manter um gerenciamento sobre as novas unidades mesmo que não diretamente.

Passo 7 – Pense no seu diferencial

Tanto você, quanto seu franqueado precisam ter em mente que o mercado é extremamente competidor e que se você não é uma marca com uma ideia ou produto original, você terá de criar esse conceito. Adicione seu diferencial competitivo e reforce isso perante suas franquias, sejam eles um atendimento de primeira, um produto exclusivo, um modelo de negócio diferente, etc. O importante é impor sua marca dentro do mercado.

Passo 8 – Não caia em modinhas

Algo que faz sucesso muito rápido também pode sumir muito rápido se mal gerenciado. Foi o caso do mercado das paletas mexicanas que traziam inovação e foi uma febre, com muita procura e novas franquias sendo abertas no ramo. Mesmo com o renome, o mercado das paletas mexicanas caiu drasticamente sobre a procura popular. Por isso mesmo que encontre uma ideia que parece promissora, vise e estude bem a ideia. Escolha um produto ou marca promissores que te dará a possibilidade de sempre estar em um patamar alto de procura.

Passo 9 – Distribua funções

Quando mais sucesso você ter, mais trabalho exigirá de sua devoção e muitas vezes, não dará para concluí-los sem a ajuda de um próximo. Por isso distribua funções e os deixe fazer um ótimo trabalho, delegue sobre eles, ensine-os, dê o melhor treinamento para cada cargo e busque sempre por bons resultados por parte de seus colaboradores.

Passo 10 – Monte e gerencie sua franquia

Depois de ter tudo na ponta do lápis, sendo elas sua ideia, documentos e burocracias, planos para seus franqueados, desde a gestão, quanto ao sistema de trabalho, local em que será instalado a franquia, orçamentos revisados e afins, chegou a hora de montar sua tão sonhada franquia. Com o negócio montado, basta ficar de olho nos relatórios, sempre atento ao feedback do mercado e de seus colaboradores, buscando sempre inovar com novos produtos e novas estratégias de marketing para se sobressair perante a concorrência.

E então, preparado para montar sua franquia de sucesso?

Em caso de dúvida não deixe de contatar um de nossos colaboradores, possuímos uma Holding de Franquias especializada na formatação, expansão e gestão de negócios no modelo de franquia. Para chegar ao sucesso é preciso muito planejamento e estamos dispostos a te auxiliar nesta jornada.

Atenciosamente.

Equipe EconoInvest Franchising.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

O que você procura?

Posts por Categoria

Fique por dentro do Mundo dos Negócios

Se inscreva em nossa newsletter para receber notícias, dicas e artigos para você melhorar seus resultados.