O segredo das grandes empresas!

Descubra como expandir seu negócio através de Fusões e Aquisições

Operações cada vez mais comuns no mercado empresarial brasileiro, as fusões e aquisições podem significar a melhoria das pequenas empresas

O termo fusões e aquisições advém do seu análogo em inglês “merges and acquisitions”, muitas vezes abreviado pelas suas inicias M&A. O seu significado remete a um conjunto de operações empresariais que lidam com a compra ou composições de empresas. Estas operações permitem que as empresas sejam vendidas, compradas e concentradas.

E o que é Aquisição de Empresas?

Ao contrário da fusão, na aquisição ocorre a compra de uma empresa por outra. Nesse caso, isso significa necessariamente que uma das empresas permanece, mas não significa que a outra acabará. Ela pode ou não permanecer, mas sob nova direção.

No contexto de fusões e aquisições, a aquisição normalmente visa o controle da empresa comprada e pode ocorrer de maneira total, com toda a empresa sendo vendida, ou parcial, sendo vendida somente parte da empresa.

.

Mas o que é Fusão de Empresas?

Diferentemente contrário da aquisição, a fusão é uma técnica de reorganização empresarial, caracterizada pela união de duas ou mais empresas em uma nova. Como o próprio nome já diz, as fusões têm o objetivo de fundir ou combinar as empresas.

Com a ocorrência de uma fusão ocorre o desaparecimento das empresas que se fundiram, dando lugar a uma só e fazendo surgir uma outra sociedade, que assume as obrigações das anteriores.

O mercado de Fusões e Aquisições empresas no Brasil

Fatores Fundamentais

O mercado de compra e venda de empresas brasileiro é um setor em constante desenvolvimento. As operações de compra e venda de empresas ocorrem com bastante frequência entre as grandes corporações, mas ainda está ganhando espaço entre as micro e pequenas empresas.

 

Em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, a prestação de serviços de fusões e aquisições se assemelha ao mercado de imóveis, com milhares de transações realizadas todo ano. Ou seja, a compra e venda de empresas já é incorporada às transações comerciais do dia a dia.

Se você quer expandir seu negócioo processo de Fusão ou Aquisição pode ser uma alternativa promissora!

Micro Empresas

É o nicho formado por mais 20 milhões de micro e pequenas empresas. Nesse segmento, a compra e venda de empresas ocorre, muitas vezes, sem apoio de assessorias, de forma autônoma. A venda de uma empresa nesse nicho varia entre alguns milhares e alguns poucos milhões de reais. Essas são as operações que ocorrem diariamente, por meio da venda de uma pequena loja, restaurante, padaria e, até mesmo, por meio da venda de um ponto comercial. Nesse quarto nicho, os empresários são aqueles que coordenam a venda de sua empresa.

Pequenas Empresas

É o nicho cujo as operações podem chegar a alguns milhões de reais. Esse nicho é maior que os dois anteriores em quantidade de empresas, cuja venda é geralmente coordenada por assessorias especializadas em compra e venda de negócios.

Médias Empresas

Este nicho é formado pelas médias empresas, também em pequena quantidade, mas que possuem valores expressivos, que chegam a centenas de milhões de reais por operação. Nesse nicho, as fusões e aquisições são geralmente intermediadas por grandes assessorias e, até mesmo, por escritórios de advocacia especializados.

Vantagens em entrar em um processo de Fusão ou Aquisição:

Redução de custos e ganho de escala

Com uma fusão ou aquisição, geralmente ocorre a união das empresas e a busca de objetivos comuns. Dado que duas ou mais empresas se tornarão uma única, isso pode significar a otimização de processos, reduzindo ou eliminando desperdícios e corrigindo gargalos. Dessa forma, a empresa que surge desse processo pode iniciar com uma estrutura mais adequada e eficiente. Além disso, a fusão pode facilitar o ganho de escala, reduzindo também os preços de insumos junto aos fornecedores. Como resultado, tem-se um bom negócio mais eficiente em termos de gestão custos.

Diversificação de atividades

As empresas geralmente possuem o seu core business, ou seja, uma determinada área que é sua especialidade. Por mais que uma empresa seja eficiente, focar em mais de um nicho pode ser um desafio. A compra e venda de empresas proporciona que os negócios envolvidos foquem em mais de um setor ou em mais de uma atividade. Por exemplo: se a empresa X se desta na venda de carnes de frango congelada e a empresa Y se destaca pela venda de carne de porco, juntas elas terão significativa parte do mercado de congelados. Nesse caso, quando a união em X e Y ocorre, o horizonte de ambas as empresas expande e pode produzir ganhos para ambos os negócios.

Expansão e novas receitas

A partir da união de duas ou mais empresas, os seus faturamentos também são unificados. Além disso, a sinergia gerada entre a união dos mesmos objetivos em uma operação única expõe a empresa a um público maior, com mais oportunidades de negócio e maior fortalecimento da sua marca. Nesse caso, suas vendas tendem a se tornar maiores que as suas vendas separadas. Com um mercado maior, mais vendas e menores custos, significa que o negócio que surge de uma fusão ou de uma aquisição tende a ser maior e mais lucrativo. Antes de uma fusão ou aquisição, geralmente é realizado um estudo chamado valuation, que é a avaliação do valor de uma empresa.

Seu negócio pode ser expandido para outras cidades! Acelere sua empresa com alta previsibilidade de sucesso!

O que você pode esperar?

  • Criar novas fontes de receitas para seu negócio
  • Ganhar mercado com menor risco de capital
  • Gestão eficiente no processo de fusão ou aquisição

O Programa de Aceleração de Franquias serve para:

  • Negócios de Varejo
  • Negócios de Serviço
  • Indústrias
  • Startups e Negócios Inovadores

Facilitador

Tiago Rodrigues

CEO ECONOINVEST

Somando 14 anos de experiência no mercado financeiro e no universo empreendedor, Tiago vai muito além da gestão tradicional e da apresentação de conceitos comuns, propondo e implementando novos valores e técnicas muitas vezes inacessíveis de maneira prática, transformando negócios considerados até então de elevada complexidade acessíveis até mesmo para os mais leigos.
 
Graduado em Administração de Empresas com Especialização em Comércio Exterior pela Uninove e Pós Graduando em Finanças, Investimentos e Banking pela PUC RS e especialista em investimentos.

Preencha o formulário e descubra como o processo de fusão e aquisição pode transformar seu negócio!