Conheça as 4 Fases de uma Startup e Descubra Onde a sua se Encontra

No último post você aprendeu sobre como fazer do seu negócio, uma startup inovadora. Se você está seguindo os passos, ou somente usou para complementar sua experiência, já deve estar colocando o plano em prática. Mas como em todo gerenciamento de negócios, cada plano tem processos. Você conhece as fases de uma startup? Ou melhor, sabe em qual delas o seu negócio está? 

Cada fase de uma startup deve ser levada com muita dedicação e nenhuma etapa deve ser pulada. Uma startup deve ser uma ideia sustentável, ou seja, algo que tem a possibilidade de ser alimentada por muito tempo. E a todo tempo, novos testes, novos planos são criados, novas formas de gestão são implementadas. Uma startup de sucesso nunca para de crescer e se reinventar.

1 – Ideação

Nesta fase você vai estudar, pesquisar, planejar, se organizar, etc. Se esta fase fosse uma faculdade, você estaria nos primeiros semestres, se embasando somente de opções teóricas.
Mas não se engane, mesmo nesta fase, já deve haver planejamentos para ações práticas.

Para que não haja erro no futuro do processo, certos itens devem ser levados em consideração nesta etapa. Perguntas como, quem será meu cliente? Eu sei tudo sobre meu produto para explicá-lo muito bem ao público? Qual o intuito do meu produto e até onde quero chegar com ele? Quais as dores dos meus clientes e em que meu produto pode ajudá-los? Quanto de investimento terei a disposição para o projeto?

Ideação é sem sombra de dúvidas uma das mais importantes fases de planejamento da Startup, pois todo projeto necessita de uma base forte e consolidada para que as ações futuras se encaixem corretamente no plano geral, sem que apareça imprevistos que possa prejudicar seu projeto.

2 – Operação

Lembre se, uma startup não precisa de um produto final para ir ao mercado, pelo contrário, é de extrema importância que se utilizem produtos betas e protótipos para serem testados por clientes em potencial. Pois o projeto precisa ser testado e revisado muitas vezes e nada mais coerente receber um feedback direto do seu público. E é disso que se trata esta etapa. Fase ao qual seu produto precisa ser mostrado ao mercado e você, como empreendedor, dono da startup deve ir atrás de clientes e “vender seu peixe”. 

Começar um novo negócio sempre exigirá uma grande quantia reservada como orçamento e aqui não seria diferente. Portanto nessa fase você irá atrás de investidores, tentará se posicionar no mercado e encontrar compradores para a sua ideia para que cada vez mais expanda a sua operação.

Lembrando que é imprescindível você já ter nesta etapa um produto para oferecer, mesmo que seja em versão beta, para os compradores poderem avaliar seu potencial de compra.

Sendo assim, neste momento consideramos que todos os planos foram criados, todas as contramedidas estão prontas e seu produto versão beta já está lançado no mercado.  Chegou a hora da sua equipe estudar e se planejar sobre os feedbacks do público.

De forma resumida, esta é a fase em que você precisa treinar seu networking, conhecendo pessoas ideais para alavancar seu negócio.

KPI (Bônus)

Quando se administra um negócio, ter sempre à disposição conhecimento sobre os dados e estatísticas da sua empresa é fundamental para se ter o direcionamento correto no futuro.

KPI (Key Performance Indicator) ou Indicador-Chave de Desempenho trata se exatamente sobre isso. Um indicador de performance onde você pode estar a par de processos em que está tendo sucesso dentro da sua empresa e outros não. É trabalhando com dados, que você pode ter a liberdade de ir pelo caminho correto lidando com fatos. Até porque uma startup depende da aceitação do público e diversas mudanças deverão ser feitas mediante a isso.

3 – Tração

Com a KPI analisada, você certamente já está a par de todos processos dentro do lançamento da sua startup. Uma vez que você comece a trabalhar com dados e dominar a gestão de seu negócio, é preciso nessa parte ousar.

Aumentar o investimento para as partes que estão dando certo, impor seu modelo de negócios e cada vez mais impressionar seus clientes. Nesta fase, você não deve se manter preso as ideias e teorias de negócio. Agora o sucesso é o foco!

É importante frisar também que manter a identidade e essência do negócio é imprescindível independente de seu crescimento.

4 – Scale-up

Agora que você pensou, idealizou, consertou os erros, comemorou os acertos, conseguiu seus potenciais compradores, analisou os dados e está no caminho certo, não para por aí.

 

ESSE É O SEGREDO

Uma startup NUNCA PARA DE EVOLUIR!

 

É fato que as fases de uma startup não são conceitos exatos, mas nesta fase acontece exatamente o contrário. Sua empresa se torna uma scale-up quando ela atinge um crescimento de 20% em três anos consecutivos, sendo em receita ou quantidade de colaboradores.


Mas além da porcentagem, esta etapa necessita de algumas regras a serem esclarecidas, por exemplo:

 – Caso utilize como regra o número de colaboradores, o mesmo deve ser maior que dez funcionários já no começo do período de três anos.

– É necessário também ter um modelo de negócios sustentável.

Algumas recomendações

Rodadas de investimento são recomendadas para acelerar o crescimento.

Contrate novos especialistas e monte cada vez mais equipes com colaboradores eficientes que trarão cada vez mais ideias e estratégias para seu plano de negócios.

Continue inovando, testando novas ideias. Criou o primeiro produto? Invista no 2.0. 


Ser idealizador de uma startup é viver uma vida de incertezas, mas uma verdadeira startup de sucesso é aquela que se mantêm no mercado, sempre inovando, trazendo novos produtos e virando tendência em cada um deles. Um exemplo de startup que podemos citar é a Apple. Lançando um modelo a cada ano, com uma nova proposta, um novo diferencial e com um público que se propõe sempre comprar seus lançamentos, substituindo modelos antigos.

Invista na evolução, invista em uma startup!

Escolha a EconoInvest Tech para te ajudar neste processo,
possuímos uma Venture Builder voltada para a criação e investimentos em startups.

Atenciosamente.

Equipe EconoInvest Tech.

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