Descubra se o Seu Negócio Pode ser uma Franquia

Muito empreendedor sonha em expandir seus negócios e aumentar cada vez mais seus lucros e clientes, mas nem sempre é o momento certo para isso. Você que está planejando montar uma franquia e expandir seus negócios, sabe se sua empresa está preparada para se tornar uma franquia?

É sobre isso que iremos te orientar!

Dica 1 - Estabilidade

Primeiramente, nenhuma franquia deve ser montada se a empresa em questão, não estiver com um plano de negócios estruturado, muita demanda e reais chances de expansão.

Houveram muitos casos de empresas com situações de dívidas, que optarem por criar suas franquias pensando ser uma solução para seus problemas financeiros. E é aí, que tudo dá errado.

Expandir seus negócios exigirá muito mais, responsabilidade, investimento, funcionários e demais outras burocracias que se tem em uma empresa. Jamais é aconselhável montar um novo negócio sem que o primeiro esteja a todo vapor. Tomar a decisão de tornar-se uma franquia mesmo que endividado, é assumir a responsabilidade de um negócio não sustentável.

Dica 2 - Diferenciais competitivos

Basicamente se dá ao fato de que você tem a certeza que seu produto, marca ou serviço está acima dos concorrentes em algum aspecto. Sendo ele usado como maior gancho diferencial em suas divulgações.

Se pergunte; Por que o meu cliente vai comprar o meu produto ou serviço, ao invés do produto concorrente?

Por que o investidor escolherá a minha rede de franquias e não alguma outra concorrente?

A partir do momento que você começa se questionar, consegue perceber falhas ou processos dentro da sua empresa que ainda dá para melhorar. 

Além disso, um diferencial competitivo não deve ser algo dito da boca para fora, como no exemplo abaixo:

“Meu produto tem a melhor qualidade”, de fato vamos buscar valorizar o nosso trabalho, mas para este se tornar um diferencial competitivo, deve ter um certificado, uma pesquisa que realmente comprove a melhor qualidade, caso contrário é algo dito da boca para fora.

Outro porém, é a frase “Temos os melhores preços”, isso pode ser verdade, mas é uma ideia insustentável, porque a qualquer momento pode surgir uma empresa que venda mais barato seu produto.

Por essa razão, estude mais ainda seu produto e sua empresa para ter sempre na ponta da língua quais são seus maiores diferenciais competitivos, assim você terá a certeza de convencer seu investidor que está no caminho certo.

Dica 3 - Know How

Do inglês, “Saber Como” este método é literalmente como o nome se expressa, é ter pleno conhecimento de gestão do seu negócio. Dando um exemplo onde seu negócio é uma pizzaria, digamos que você tenha pleno conhecimento desde a preparação da pizza, sua forma de entrega e gestão financeira, este é o Know How.

Sendo aplicado no franchising, este método consiste em não somente ter pleno conhecimento do seu negócio, mas ter preparado um plano de estudo para seu franqueado, ensinando-o de forma que desenvolva a gestão da nova unidade, tão bem quanto você.

E isso não se aplica somente a unidade, mas métodos de engajamento, marketing, como lidar com os funcionários, como contratar os melhores profissionais, tudo aquilo que um dia você, como investidor, necessitou ter conhecimento, deverá ser passado ao franqueado.

Dica 4 - Delivery

Nesse passo você precisa ter estruturado de que maneira você vai abastecer as novas unidades com seus produtos, principalmente franquias que necessitam de insumos para esta nova demanda.

Você não vai querer deixar a unidade do seu franqueado ter falta de produto não é? De fato seria um problemão! Seu franqueado poderia alegar descaso e perda de dinheiro por sua causa, então para evitar isso, lembre-se de correr atrás da melhor forma para manter suas unidades abastecidas e em pleno funcionamento.

Dica 5 - Suporte ao franqueado

Se você seguiu os passos até aqui, provavelmente já aplicou a tática Know How e passou os primeiros ensinamentos ao seu franqueado sobre como gerenciar sua nova unidade.

Mas acima disso, você precisa ter um vínculo com seu franqueado e sua nova unidade. Por isso monte um plano de gestão para que você possa sempre estar dando suporte ao seu franqueado quando e onde ele precisar. Além de manter uma rotina onde você vai, em determinadas datas, visitar sua unidade, colher relatórios de atuação e feedbacks, para sempre levar seu franqueado para o caminho do sucesso.

Então essas foram as dicas de hoje, não deixe de olhar nosso blog, tem muita dica preciosa para quem quer transformar o seu negócio em uma franquia de sucesso.

Além disso, possuímos uma Holding de Franquias especializada na formatação, expansão e gestão de negócios no modelo de franquias. Invista seu dinheiro da maneira certa.

Atenciosamente.

Equipe EconoInvest Franchising.

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