Mitos e Verdades Sobre Trabalhar em Startups

Um mercado novo e cheio de encantos, com inovações em planos de negócios, gestão diferenciada, mesa de ping-pong e rede para os intervalos dos funcionários. Quem nunca quis ser dono ou trabalhar em um lugar assim, tão fora do comum e da comodidade?

Esta é uma das realidades que podemos encontrar dentro das empresas startup. Embora essa ideia seja “mágica”, junto dela vem muitas outras que causam insegurança aqueles que ousam pensar em um dia abrir uma empresa como essa.

Pensando nessas pessoas, a EconoInvest Tech resolveu acabar de vez com esses tipos de mitos e expor algumas verdades sobre o trabalho dentro das startups.

Vamos lá!

1 - Melhor lugar para se trabalhar

Mito. Independente do meio diferenciado com que se funciona as startups e suas mil maravilhas na forma de gerenciar empresa e funcionários, nem todas são iguais. Essas “regalias” dependerá da criatividade, renda e vontade de seu desenvolvedor. E mesmo se for o caso, o melhor lugar para se trabalhar é aquele que melhor lhe agrada, em questão de aprovação

2 - Uma empresa econômica

Verdade. As startups são conhecidas mundialmente por terem um lucro geralmente maior do que as empresas tradicionais, outro diferencial é o custo, muito menor se colocarmos em comparação. Se bem estruturado, todos os aspectos de avanço dentro de uma startup é feita de forma rápida, sendo isso algo bom e ruim, pois necessita sempre de novas ideias e projetos para agradar o cliente, superar suas expectativas e continuar com novidades no mercado.

3 - Somente empresas online podem ser Startups

Mito. A empresa pode sim ser presencial, porém é mais comum em internet pelo fato de ser mais barato. Como por exemplo a Amazon que vende filmes on-line, vende os mesmos filmes para N pessoas, de forma fácil, rápida e fácil. Diferentemente de você abrir um local que aluga onde terá que arcar com despesas de funcionários, aluguel e afins. 

Contudo, a empresa deverá comprovar que o negócio dela ocorre de uma forma repetitiva e escalável.

4 - Existe um perigo no início da empresa

Verdade. Todas as empresas correm risco de fracasso na abertura da sua empresa, mas devemos tomar alguns cuidados e buscar orientação do que devemos fazer e agir. 

Não existe um cenário onde um empreendedor não assuma um tipo de risco, muitas pessoas estudam para entender e compreender como agir em certos momentos de riscos, aprendendo com cada erro e preservar para não ocorrer novamente. 

A melhor forma de conseguir algo consolidado é, tentar, arriscar e investir, é pensar como um autônomo e acreditar que o seu negócio vai ser reconhecido. Dedicar e assumir o risco e bancá-lo. No caso das startups o trabalho é envolto do NOVO, do desconhecido, pois surge a partir de uma novidade, que revoluciona, portanto não é certo enfatizar qual será de fato a reação do público sobre seu produto e por isso o processo é incerto. 

Mas claro, só porque trabalhamos em um mercado tão imprevisível, não significa que não podemos buscar os caminhos certos, como ter certeza que sua ideia é inovadora e que irá impactar o público, assim lhe garante mais chances de conseguir bons patrocinadores.

5 - Grande quantidade de vendas em pouco tempo

Verdade. Este é o melhor benefício de se ter um modelo de negócio como a startups, um retorno muito rápido e vendas de um único produto por várias pessoas, ou seja, ter os seus produtos utilizados por um número grande de pessoas por muito pouco tempo. 

Como por exemplo a Netflix, conhecida no mundo todo por ter criado um local onde armazena todos os tipos de filmes, séries e agora realiza séries originais para os seus usuários. Eles utilizaram a tecnologia para desenvolver a empresa como um todo, sendo uma plataforma onde milhares de pessoas assistem todos os dias. 

A Netflix é sim um dos melhores exemplos a ser utilizada, desde 1997, se consolidou, renovou e virou reconhecida. Tiveram a ideia, captaram e colocaram em prática. 

Mas claro, é importante enfatizar que não são todas as startups que se encaixam neste quesito, por isso vai depender de do tipo de startup que está montando e quão relevante ela vai ser pro público alvo.

6 - Este modelo de negócio é fácil, nem precisa de planejamento

Mito. Errado quem pensa desta forma, como este modelo é um jeito de administrar novo, é imprescindível tomar alguns cuidados, como, ter um controle financeiro principalmente as novas empresas, dar atenção e saber o momento certo de resgatar, investir e garantir o seu lucro na empresa também. 

Antes de tudo, garanta o conhecimento de vendas, isso ajudará a compreender a jornada do cliente até o seu produto, e com grandes estratégias, você poderá transformá-lo em um grande fã da sua marca, fidelizando o cliente desde o primeiro dia de compra.

Ter um produto inovador e criativo, para que este modelo de negócio funcione na sua empresa é necessário garantir um produto que irá mudar ou tentará mudar a vida do seu cliente. Uma marca totalmente brasileira que está revolucionando a forma de utilizar o cartão de crédito é a Nubank, que é totalmente on-line e não cobra juros absurdo para você ter um cartão de crédito e muito menos para abrir uma conta. As pessoas precisam se sentir realizada com o produto, e tem uma forma melhor do que usar um cartão que não tenha tanta cobrança?

8 – Esse é o melhor modelo de negócio no mundo.

Mito. O melhor modelo é aquele que você melhor entende. Existem diversos meios de você criar o seu, o importante é criar um relacionamento entre a empresa e o cliente. Foque em aprender, colocar em prática e entender que um bom empreendedor é aquele que investe e arrisca no mercado. 

Contudo, um bom caminho para criar uma empresa startup de sucesso parte de uma ideia inovadora que precisa ser alimentada e renovada de tempos em tempos. Por isso ainda mais importante do que ter uma ideia original, seria trabalhar com algo que você realmente gosta e tem afinidade sobre o assunto para que não lhe falta criatividade para criar novos produtos tão inovadores quanto. Esteja ciente que o fim de uma startup chega quando a novidade e criatividade sobre elas terminam.

E para evitar certos erros e usar da forma certa sua ideia inovadora para criar uma startup de sucesso temos a EconoInvest Tech.

Escolha a EconoInvest Tech para te ajudar neste processo, possuímos uma Venture Builder voltada para a criação e investimentos em startups.

Atenciosamente.

EconoInvest Tech.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

O que você procura?

Posts por Categoria

Fique por dentro do Mundo dos Negócios

Se inscreva em nossa newsletter para receber notícias, dicas e artigos para você melhorar seus resultados.