Principais Tendências em Inovação Para 2020

O mundo está sempre em mudança e cada vez mais profissionais buscam se adaptar a elas. Não somente estar antenado as notícias do mundo do empreendedorismo mas também afora, é imprescindível. É por essa razão, que a EconoInvest Tech resolveu trazer para você as principais tendências em inovação para 2020.

1. Hiper Automação

Quando pensamos em futuro e tecnologia, desde filmes fantasiosos, pensamos na existências de robôs cada vez mais evoluídos e auto suficientes. A ideia aqui é exatamente essa. A hiper automação consiste em um software que é capaz de compreender as funções antes exercida por um ser humano e é capaz de reproduzir de forma independente. Esta aplicação, consiste em tecnologias avançadas como Inteligência Artificial e Machine Learning, para cada vez mais automatizar processos antes feito por um ser humano.

Esta área cresce a cada dia e de acordo com a consultoria Gartner, essa sem dúvida é uma grande tendência para 2020.

2. Multi Experiência

Uma ideia que vem sendo aprimorada ao longo dos anos e hoje ganha força no mundo da inovação. Lembre da época que telefone serviam apenas para receber e efetuar ligações. Hoje tem diversas funções que facilitam a vida das pessoas. Esta tendência, consiste em mudar a ideia tradicional de um software, que antes agia com um único propósito e torná-lo um multi tarefas. Temos como exemplo os Wearables, ou Relógios Inteligentes, por exemplo.

Por mais que o contexto seja este, para este ano a proposta são experiências imersivas, trazendo as pessoas cada vez mais para dentro da tecnologia. Algo que vem crescendo e evoluindo cada vez mais são as realidades virtuais.

3. Aprimoramento Humano

Assim como as ideias dos robôs nos filmes, a ideia de seres humanos aprimorados pela tecnologia está mais próximo do que você imagina. Aqui a ideia consiste em usar a tecnologia para aprimorar a experiência física e cognitiva de uma pessoa, portanto são implantadas no próprio corpo da pessoa.

Não somente para trazer de volta movimentos de um corpo lesionado, paralisado ou a ausência dele, mas também para aumentar a produtividade humana. Algumas empresas por exemplo, utilizam os wearables para a segurança e produtividade de seus colaboradores.

4. Transparência e Rastreabilidade

Um assunto que deu o que falar recentemente foi o caso da Cambrigde Analytica, acusada de usar dados dos usuários do Facebook para fins políticos. Isso fez os usuários da plataforma questionarem sobre a forma que seus dados estavam sendo utilizados.

Por conta disso, países vêm alterando suas leis para atender ao pedido das pessoas por um uso mais responsável de seus dados online.

Nestas novas implementações, entram em questão a ética, integridade, abertura, prestação de contas, competência e consistência.

Nos países da União Europeia, entrou em regulamento em 2018 o GDPR (Regulamento Geral Sobre a Proteção de Dados), já no Brasil, uma lei semelhante que garantirá esses direitos é a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), que entrará em vigor a partir de agosto de 2020.

5. Borda empoderada

Se deve à extensão da computação, que ultrapassa as instalações centralizadas (nuvem) e traz o processamento das informações para a borda da rede, a fim de suprir às necessidades da cada vez maior quantidade de dados e negócios digitais. Com isso, poderá ser possível a autonomia dos veículos, por exemplo.

6. Nuvem distribuída

A ideia de ter uma nuvem distribuída é poder distribuir serviços e informações de nuvem públicas em locais também fora da central de dados física do provedor e que possa ainda sim, ser controladas por ele. Isso trará solução para várias questões técnicas, pois irá permitir a localização dessas nuvens em qualquer lugar, resolvendo por exemplo, a questão de latência.

7. Coisas autônomas

A maioria das inovações para 2020 engloba um desenvolvimento da tecnologia para softwares, que serão capazes de cada vez mais desenvolver funções antes feitas por humanos e agir de maneira cada vez mais independente pensante. Ainda sim, essas máquinas são controladas em ambientes fechados. A ideia aqui é poder desfrutar na inteligência e desenvolvimento dessas máquinas em ambientes externos também.

8. Segurança da inteligência artificial

Com o desenvolvimento da Hiper Automação, não somente as máquinas estão sendo utilizadas para melhorar o mundo, mas também estão cada vez mais expostas para as pessoas, o que trás um risco envolvido para o fato desta tecnologia avançada cair em mãos erradas. Pensando nesses possíveis riscos, líderes de segurança e risco se concentrem em três áreas: proteção de sistemas de Inteligência Artificial, aprimoramento da Inteligência Artificial em termos de segurança e uso da Inteligência Artificial por cibercriminosos.

Essas foram as principais tendências inovadoras de 2020, quer continuar aprendendo sobre tecnologia e inovação?

Quer abrir ou desenvolver um negócio inovador?

Uma Venture Builder voltada para a criação e Investimentos em startups.



Fique atento aos novos posts e saiba mais sobre o mundo das inovações

Atenciosamente

EconoInvest Tech.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

O que você procura?

Posts por Categoria

Fique por dentro do Mundo dos Negócios

Se inscreva em nossa newsletter para receber notícias, dicas e artigos para você melhorar seus resultados.

Qual Seu Perfil de Investidor?

Para se investir bem, diversas questões devem ser postas sobre a mesa. Sendo elas tempo, estratégia, conhecimento e demais assuntos, pois não basta ter em

Leia mais »