Protótipo e MVP – O Que É E Como Criar um Para Seu Negócio?

Nos posts anteriormente lhe demos dicas, soluções e um passo a passo de como montar uma startup de sucesso. Mas mesmo depois de feito todos os passos de criação, é necessário um acompanhamento intenso do projeto para que continue explorando o melhor caminho que leve o sucesso do seu produto-serviço. 

Mas você sabe de que maneira agir para se certificar que está dando tudo certo e que seu produto ou serviço está sendo aceito pelo público? Hoje vamos te ensinar duas maneiras de afunilar esse caminho e entregar um produto final que vai agradar seu público.

Estamos falando dos dois métodos mais eficientes e precisos dentro dos processos de desenvolvimento das startups, sendo eles os protótipos e os MVPs.

Mesmo que conhecidos, os profissionais acabam fazendo confusão com seus propósitos e significados, pois de maneira geral, são conteúdos muito parecidos. Então para acabar com essa inversão de valores, iremos explicar o que cada um é, seu propósito e como aplicá-los na sua startup.

Protótipo

Um protótipo, é um produto que é lançado para o público para testar sua capacidade técnica. Dentro deste método, você irá lançar e relançar novas versões dele até que chegue a um aprimoramento satisfatório para seu público. Um exemplo disso são os aplicativos que recebem as críticas dos clientes e procuram aperfeiçoar o app satisfazendo o desejo do seu público.

MVP

Se no protótipo você analisa e desenvolve a parte técnica do seu produto, no MVP você realiza análises dos feedbacks do seu público, define como vai ser a carreira dele. Ou seja, de acordo com seu progresso com o público, você define por quais caminhos ele irá percorrer e demais versões dele você poderá desenvolver. Um exemplo prático são os smartphones, a cada ano você lança versões melhoradas de cada um, trazendo uma novidade que partiu de um produto ou uma proposta inicial inovadora.

Como havíamos mencionado nos posts anteriores, para ter uma startup de sucesso ela sempre precisa estar em desenvolvimento, independente do tempo de mercado que seu produto ou serviço tenha. E os meios necessários para se ter um bom desenvolvimento são estes dois métodos.

Então de forma resumida, o Protótipo cuida da parte técnica do desenvolvimento do seu produto, enquanto o MVP cuida do modelo de negócios para este produto e ambos recebem uma carga de influência gerada pela interação do público com seu produto ou serviço, ou seja, seu feedback.

Como criar um MVP?

Separamos abaixo algumas perguntas que você deve responder para te ajudar a analisar o modelo de negócios do seu produto e se direcionar a partir disso.

 

1 – Quais características esse produto/serviço tem?

Aqui você vai descrever características físicas, como forma, tamanho, material, etc e, subjetivas como, rápido, barato, simples, etc.

2 – Quanto seria um valor estimado para viabilizar esse produto-serviço?

3 – Que características você manteria se tivesse somente 10% desse valor?


Agora que você definiu quais são as características do seu produto, chegou a hora de desenvolver decisões para seu modelo de negócios, estudando estratégias baseadas nas características do seu produto/serviço.

Para cada característica você vai completar essas informações sobre seu produto ou serviço, sendo elas:

Percebemos que… 

Porque…

Por isso vamos…

Para ficar mais claro, o “Percebemos que” simboliza o comportamento do cliente, o “Porque” a ação realizada ou não e o “Por isso vamos” será a lição aprendida.

 

E através desse estudo, desenvolva suas decisões e escolha o melhor caminho a prosseguir com seu produto.

Para te ajudar em todo processo temos nossa Holding de criação e desenvolvimento de Startups.

Não deixe de ver os demais posts, tem muito conteúdo valioso para você empreendedor que está em busca de desenvolver uma startup.

 

Atenciosamente.

Equipe EconoInvest Tech.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

O que você procura?

Posts por Categoria

Fique por dentro do Mundo dos Negócios

Se inscreva em nossa newsletter para receber notícias, dicas e artigos para você melhorar seus resultados.

Qual Seu Perfil de Investidor?

Para se investir bem, diversas questões devem ser postas sobre a mesa. Sendo elas tempo, estratégia, conhecimento e demais assuntos, pois não basta ter em

Leia mais »