Qual Seu Perfil de Investidor?

Para se investir bem, diversas questões devem ser postas sobre a mesa. Sendo elas tempo, estratégia, conhecimento e demais assuntos, pois não basta ter em mente qual dos tipos de investimento gostaria de escolher, mas também se este investimento, funcionará para você a curto, médio e longo prazo. Levando essas questões em consideração, fica evidente a necessidade de entender qual o seu perfil de investidor e assim, escolher o tipo de investimento que melhor se encaixa nas suas necessidades.

Portanto, a Econoinvest Capital separou alguns tipos de investidores para que você possa se identificar e entender qual o melhor caminho a prosseguir.

O que é um perfil de investidor?

Cada investidor anseia por uma conquista, um objetivo, que é lucrar com seus investimentos, sendo eles em grande, média ou pequena escala. A diferença está em como você se porta para conseguir isso. Você escolhe os investimentos de maior risco ou menos risco? Está disposto a sempre arriscar para conseguir mais ou se contenta com o que recebe?

De acordo com a maneira que se porta e os objetivos que quer percorrer, molda o seu perfil de investidor.

Dito isso, vamos explicar os tipos de investidores:

Conservador

Aquele que prioriza a segurança em suas aplicações de forma que seus investimentos serão sempre aqueles com menor risco, como por exemplo:

– CDB
– LCI/LCA
– Tesouro Direto
– LC
– Fundos de Renda Fixa


Mas mesmo procurando o mínimo de riscos a curto prazo, também pode optar por investimentos de níveis diferenciados a longo prazo, como:

– Fundos multimercados
– Fundos de ações
– Fundos cambiais
– Fundos imobiliários
– Fundos de investimento no exterior
-Ações pagadoras de dividendos


Como característica principal do conservador, é preservar o seu patrimônio.

A baixa liquidez e o rendimento abaixo da média costuma desagradá-lo, pois para melhor se beneficiar, terá que se arriscar com investimentos que proporcionem mais, mas que também tenha maior risco.

Este investidor normalmente já possui patrimônio consolidado e quer apenas buscar a solidez de seu capital, mas também se encaixa a aqueles que são iniciantes na área e não se sentem preparados para correr maiores riscos.

Moderado

Assim como seu nome, este investidor busca o equilíbrio entre riscos e rentabilidade. Ele já conhece muito bem o mercado e possui uma certa tolerância a riscos de longo prazo. Além disso ele possui um patrimônio em crescimento, suficiente para diversificar em diferentes prazos.

Mas claro, de forma sempre moderada, este investidor costuma investir cerca de 20% do seu patrimônio em ações com maior possibilidade de ganho. Embora utilize grande parte dos seus investimentos em áreas de baixo risco, admite perdas até certo limite, focando sempre em retorno de médio a longo prazo.

Agressivo

Seu objetivo é lucrar e irá fazer de tudo para conseguir, assim ele não se intimida com os riscos, pelo contrário, os motiva. Ele entende que perdas a curto prazo são momentâneas e servem para lucros muito superiores a longo prazo.

Este perfil, assume riscos para cumprir objetivos de vida, como aumentar seu patrimônio e se aposentar mais cedo. Mas não se engane, embora utilize grande parte dos seus investimentos em casos de risco, ele costuma possuir uma reserva de emergência, para situações que irão exigir dinheiro a curto prazo.

Com isso, costuma ter sempre um investimento chave, que normalmente são de menor risco e que garanta um resgate rápido em cerca de 24 horas sem perder a rentabilidade.

Além disso, não ter medo de assumir riscos não é o único diferencial deste perfil. Ele costuma ter um conhecimento vasto do mercado e costuma estudar muito para tomar as decisões certas. Ele é desafiador mas não age por impulso, pelo contrário, estuda muito para agarrar as melhores oportunidades, afinal, neste caso, é sempre de muito dinheiro em jogo.

Ele sempre tem um plano e costuma investir em ações de empresas que aumentam suas chances de retorno, aumentando assim seu patrimônio.

Investir não é um bicho de sete cabeças e pode lhe trazer muito retorno se aplicado da melhor forma. O que podemos sugerir é que se é novo no mercado, procure se desenvolver, você pode começar com investimentos de baixo custo e se desenvolver ao perfil mais Agressivo, tudo dependerá dos seus objetivos de vida.

Para isso, pode contar conosco, temos a EconoInvest Capital, uma Holding de Investimentos focada em oferecer produtos de investimentos diferenciados.

Aqui oferecemos a investidores individuais ou institucionais, oportunidades de negócios qualificados às suas teses de investimentos, bem como ao perfil e segmento de mercado.

Atenciosamente.

EconoInvest Capital.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

O que você procura?

Posts por Categoria

Fique por dentro do Mundo dos Negócios

Se inscreva em nossa newsletter para receber notícias, dicas e artigos para você melhorar seus resultados.

Qual Seu Perfil de Investidor?

Para se investir bem, diversas questões devem ser postas sobre a mesa. Sendo elas tempo, estratégia, conhecimento e demais assuntos, pois não basta ter em

Leia mais »