Quer aprender mais sobre o modelo de Franquias? Conheça a História das Franquias no Brasil e no Mundo

Não é de hoje que as empresas e empresários vêm tornando o franchising como seu principal modelo de negócios, o sistema é antigo e seu desenvolvimento adquirido ao longo dos anos é notável. 

Mas você sabe dizer desde quando existe este sistema? Quais foram as primeiras empresas a se tornarem franquias? E quando esse sistema começou no Brasil?

Saiba tudo isso e mais no post de hoje onde mostramos a história das franquias no Brasil e no Mundo.

Sua origem

Em meados do século XII na Europa, já se adotavam um sistema feudal chamado “franchising”, ao qual terras eram divididas entre a nobreza e a igreja, para a transferência de direitos e atribuição de privilégios.

Na época, o sistema de divisão de lucros ocorria da seguinte forma, a igreja autorizada os nobres a cobrar impostos dos camponeses. A arrecadação passaria para o clero, que deixava os membros da nobreza ficar com um percentual em cima do valor arrecadado.

Hoje em dia

A diferença do sistema franchising hoje para em XII, trata-se da autonomia de poder, no início, o poder sobre todos era exercido pela igreja, que decidia se os nobres poderiam ganhar em cima de seus próprios bens. O modelo atual se desenvolve de acordo com a necessidade de uma empresa crescer e diferente de utilizar recursos públicos, as empresas concedem sua marca para outros empresários que querem vender seus produtos em demais regiões, expandindo sua marca.

Se pudéssemos datar quando foi a primeira negociação visando este formato de negócios atual e independente, diríamos que foi em 1850, nos Estados Unidos, por meio da fabricante de máquinas de costura Singer. 

Ela foi a primeira empresa a expandir seus negócios utilizando um investimento relativamente baixo, logo em seguida vieram, a Coca-Cola, McDonalds e General Motors.

Sua história no Brasil

As primeiras franquias a migrarem para o Brasil foram as redes de ensino de idiomas norte-americanas CCAA e Yázigi, com um sucesso quase que de imediato.

No início, o sistema de franchising não tinha nem ⅓ do desenvolvimento que conhecemos hoje, nem a estrutura de gestão do qual damos tanta importância.

Então como era a gestão?

Mesmo no passado, a noção da importância de conhecimento passado entre empresa e empresário era notada. E para conhecer a empresa e trazer profissionais competentes para os cargos, eles utilizavam o know-how ou “saber como”, utilizando material didático para a compreensão dos novos franqueados por suas franqueadoras.

Quando se popularizou no Brasil?

A marca que mais contribuiu para o crescimento das franquias no Brasil foi o McDonald’s, que desembarcou aqui nos anos 80. Junto dele, veio a construção dos primeiros shopping centers e com a necessidade de mais lojas no interior, houve a necessidade de expansão de novas marcas.

Qual o cenário atual e suas perspectivas para o futuro no sistema de franchising?

Hoje temos a ABF(Associação Brasileira de Franchising), que cuida do gerenciamento, leis e normas das franquias no Brasil e com ela também podemos ver percentuais de crescimento, faturamento e até fechamento de determinadas franquias.

Segundo a ABF, as franqueadoras devem atingir pela primeira vez, um valor acima dos R$170 bilhões, com um crescimento de mais de 10% em relação ao ano passado.

Com um sistema cada vez mais desenvolvido e estruturado, com profissionais qualificados que sabem como melhor adotá-lo, o franchising pode e deve aumentar seu crescimento no Brasil.

Se você, empresário, deseja investir em um negócio já estruturado e renomado, com grandes chances de expansão, temos a solução!

EconoInvest Franchising, uma Holding de Franquias especializada na formatação, expansão e gestão de negócios no modelo de franquias. Invista seu dinheiro da maneira certa.

Atenciosamente.

Equipe EconoInvest Franchising.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

O que você procura?

Posts por Categoria

Fique por dentro do Mundo dos Negócios

Se inscreva em nossa newsletter para receber notícias, dicas e artigos para você melhorar seus resultados.